Mundo

“Nossa missão é assegurar que a Venezuela tenha uma democracia”, diz Pompeo

Secretário de Estado dos EUA se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo

“Nossa missão é assegurar que a Venezuela tenha uma democracia”, diz Pompeo
“Nossa missão é assegurar que a Venezuela tenha uma democracia”, diz Pompeo
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo. Foto: State Department
Apoie Siga-nos no

O secretário de Estado do presidente norte-americano Donald Trump, Mike Pompeo, esteve no Brasil nesta sexta-feira 18 e fez críticas ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

(Atualização: nesta segunda-feira 21, CartaCapital alterou o título e o texto desta reportagem. O tradutor contratado pela Embaixada dos Estados Unidos cometeu um erro. Leia mais abaixo).

 

O funcionário do governo dos Estados Unidos participou de reunião com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em Boa Vista, capital de Roraima.

Pompeo afirmou que os Estados Unidos querem “representar as pessoas da Venezuela” e que a missão do país é “assegurar que a Venezuela tenha uma democracia”.

“Não devemos esquecer que ele está destruindo seu próprio país e também é um traficante de drogas. Está impactando na vida dos americanos”, declarou, em referência a Maduro.

Pompeo e Araújo aparecem juntos em uma foto publicada pelo Itamaraty nas redes sociais. Após cumprir agenda no Brasil, Pompeo deve fazer passagens por Suriname, Guiana e Colômbia.

https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1307075887100198915

Erro do tradutor

O profissional contratado pela Embaixada dos Estados Unidos para fazer a tradução simultânea da entrevista concedida por Mike Pompeo em Roraima, na última sexta-feira 18, cometeu um erro e atribuiu ao secretário uma frase que ele não disse.

Diversos veículos, como CartaCapital, publicaram a informação de que Pompeo havia dito “vamos tirá-lo de lá”, em referência a Nicolás Maduro. Mas a frase não foi dita pelo secretário.

No sábado 19, a Embaixada reconheceu o erro do tradutor.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo