Nikki Haley consegue a primeira vitória nas primárias republicanas

A vitória simbólica de Haley na capital do país acontece a dois dias da jornada decisiva no longo processo de nomeação dos partidos nos Estados Unidos

Nikki Haley - Foto por Joseph Prezioso / AFP

Apoie Siga-nos no

Nikki Haley venceu as primárias republicanas em Washington DC no domingo (3), seu primeiro triunfo na disputa pela indicação do partido que tem sido dominada por Donald Trump.

A vitória simbólica de Haley na capital do país acontece a dois dias da jornada decisiva no longo processo de nomeação dos partidos nos Estados Unidos: a Superterça, quando 15 estados e um território votarão para definir o candidato favorito.

Washington é uma cidade solidamente democrática, com um número muito pequeno de republicanos registrados. O canal CNN e outros meios de comunicação informaram que Haley venceu no domingo com apenas 22.000 votos.

Haley recebeu 63% dos votos em uma primária que aconteceu em um hotel no centro da cidade, segundo o portal Politico, que citou fontes do partido em Washington.

Nas eleições de 2020 contra Trump, o então candidato Joe Biden obteve 92% dos votos em Washington.

A cidade nunca teve uma votação com a maioria dos votos para candidato republicano à presidência.


“Não é surpreendente que os republicanos mais próximos da disfunção de Washington rejeitem Donald Trump e todo seu caos”, afirmou a campanha de Haley em um comunicado.

A campanha de Trump respondeu que os resultados em Washington DC “reafirmam o objetivo da campanha do presidente Trump: drenar o pântano e colocar os Estados Unidos em primeiro lugar”.

Analistas acreditam que, após a Superterça, Trump ficará muito próximo de garantir sua candidatura à presidência pelo Partido Republicano. Ele venceu todas as primárias estaduais organizadas até o momento.

A Superterça é considerada a última oportunidade real para que Haley entre no caminho do ex-presidente, que tem tudo para ser o candidato do partido mais uma vez, novamente em uma disputa contra Biden.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.