Mundo

Netanyahu diz que Lula ‘cruzou linha vermelha’ ao comparar ataques em Gaza ao Holocausto

Mais cedo, houve também o anúncio de repressão ao embaixador brasileiro em Tel Aviv

Netanyahu diz que Lula ‘cruzou linha vermelha’ ao comparar ataques em Gaza ao Holocausto
Netanyahu diz que Lula ‘cruzou linha vermelha’ ao comparar ataques em Gaza ao Holocausto
Apoie Siga-nos no

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rebateu neste domingo 18, a declaração do presidente Lula (PT) sobre a gravidade dos ataques das Forças de Defesa israelenses na Faixa de Gaza.

Para Netanyahu, Lula “cruzou uma linha vermelha” ao comparar o conflito com a morte de judeus na ditadura de Hitler na Alemanha nazista. 

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”, publicou Netanyahu no X (antigo Twitter).

“Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e faz isso ao mesmo tempo que defende o direito internacional”, acrescentou o premiê.

Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores, Israel Katz, convocou o embaixador brasileiro em Tel Aviv para uma “dura conversa de repreensão”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo