Mundo

Netanyahu diz que Israel matou substituto de Nasrallah, ex-chefe do Hezbollah

O premiê israelense ameaçou o Líbano com uma destruição como a de Gaza

Netanyahu diz que Israel matou substituto de Nasrallah, ex-chefe do Hezbollah
Netanyahu diz que Israel matou substituto de Nasrallah, ex-chefe do Hezbollah
Primeiro-ministro israelense afirmou que vai avançar contra os iranianos – Foto: Kobi Gideon/GPO/Ministério da Defesa de Israel
Apoie Siga-nos no

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta terça-feira 8 que eliminou o substituto do chefe do Hezbollah e pediu aos libaneses que “salvem” o seu país, caso contrário ameaçou com “destruição e sofrimento como vemos em Gaza”.

“Eliminamos [Hasan] Nasrallah [líder do Hezbollah morto em 27 de setembro em um ataque israelense nos subúrbios ao sul de Beirute] e o substituto de Nasrallah e o substituto do seu substituto”, disse Netanyahu em um vídeo dirigido ao povo libanês.

Uma fonte de alto nível do movimento islamista libanês declarou no sábado que o contato com Hashem Safieddine, considerado o próximo líder do Hezbollah, foi perdido após os bombardeios israelenses na semana passada.

O Exército israelense tem bombardeado os subúrbios ao sul de Beirute, um reduto do Hezbollah, desde setembro. 

O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, disse nesta terça-feira que o Hezbollah já era uma “organização falida, sem comando ou poder de fogo significativo e uma liderança desintegrada”.

Em seu discurso, Netanyahu também apelou aos libaneses para libertarem o seu país do grupo islamista.

“Eu digo a vocês, povo do Líbano: libertem o seu país do Hezbollah para que esta guerra possa acabar”, disse ele.

“Vocês têm a oportunidade de salvar o Líbano antes que caia no abismo de uma longa guerra que levará à destruição e ao sofrimento como o que vemos em Gaza”, acrescentou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo