Netanyahu cai e Naftali Bennett é o novo primeiro-ministro israelense

Bennett, chefe do partido de direita Yamina, conseguiu tirar Netanyahu de 12 anos de poder após aliança com centro, esquerda e minoria árabe

(Foto: Menahem KAHANA / AFP)

Apoie Siga-nos no

Israel inicia, neste domingo 13, uma nova etapa de sua história. O parlamento israelense (Knesset) aprovou o novo governo, formado pelo centrista e líder da oposição Yair Lapid e o chefe da direita radical Naftali Bennett, que assume o cargo de primeiro-ministro e consolida a queda, depois de 12 anos no poder, de Benjamin Netanyahu.

Essa coalizão heterogênea (dois partidos de esquerda, dois de centro, três de direita e uma formação árabe) conseguiu 60 dos 119 deputados presentes (dos 120 da Câmara), e 59 contra, pertencentes ao Likud do chefe de Governo cessante e dos grupos de extrema direita e ultraortodoxos.

Benjamin Netanyahu, de 71 anos, afirmou perante o Knesset que continuará na política, como opositor, após a chegada de uma nova coalizão ao governo, e que retornará ao poder “em breve”. “Se o nosso destino é estar na oposição, faremos isso de cabeça erguida, derrubaremos esse mau governo e voltaremos a liderar o país a nossa maneira. Voltaremos logo!”.

 

“Transição pacífica”

A nova coalizão será liderada por Naftali Bennett, chefe do partido de direita Yamina, pelos primeiros dois anos, e depois por Yair Lapid por um período equivalente.


Nos últimos dias tem havido uma intensa campanha para dissuadir os deputados do Yamina de votar no novo governo.

O partido Likud, de Netanyahu, se comprometeu com uma “transição pacífica de poder” após mais de dois anos de crise política com quatro eleições, cujos resultados não permitiram a formação de um governo ou levaram a uma união nacional que durou apenas alguns meses.

Depois das últimas legislativas em março, a oposição se uniu contra Netanyahu e surpreendeu ao conquistar o apoio do partido árabe israelense Raam, do islamista moderado Manssur Abbas.

“O governo trabalhará para toda a população, religiosa, laica, ultraortodoxa, árabe, sem exceção”, prometeu Bennett.

“A população merece um governo responsável e eficaz que coloque o bem do país em primeiro lugar em suas prioridades”, acrescentou Lapid, que deve se tornar ministro das Relações Exteriores.

A coalizão se comprometeu a realizar uma investigação sobre a debandada do Monte Merón (45 ortodoxos mortos), reduzir o “crime” nas cidades árabes e defender os direitos das pessoas LGBT.

Mas também visa fortalecer a presença israelense na área C da Cisjordânia, ou seja, sobre a qual Israel tem total controle militar e civil e que representa cerca de 60% desse território palestino ocupado desde 1967.

O agora ex-primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Foto: GIL COHEN-MAGEN/AFP

Desafios

Não faltarão desafios para o novo governo, como uma marcha planejada na terça-feira pela extrema direita israelense em Jerusalém Oriental, um setor palestino ocupado por Israel.

O movimento islâmico Hamas, no poder em Gaza, um enclave palestino sob bloqueio israelense, ameaçou retaliar se essa marcha acontecer perto da Esplanada das Mesquitas, em um contexto de extrema tensão sobre a colonização israelense em Jerusalém.

Em 10 de maio, o Hamas disparou uma salva de foguetes contra Israel em “solidariedade” aos palestinos feridos em confrontos com a polícia israelense em Jerusalém, levando a um conflito de 11 dias com o exército israelense.

O conflito terminou graças a um cessar-fogo promovido pelo Egito, mas as negociações para chegar a uma trégua sustentável falharam. Resolvê-lo será outro desafio do executivo.


O primeiro-ministro cessante ficará exposto, segundo a imprensa local, a uma rejeição dentro do Likud, porque alguns dos seus deputados também querem virar a página para a era Netanyahu no partido.

*Com informações da AFP

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.