Mundo
‘Nenhum sinal’ de contágios após show teste para 5 mil pessoas em Barcelona
Espetáculo foi realizado para buscar formas seguras de celebrar eventos apesar da Covid-19


Não há nenhum sinal de contágio após o show com 5 mil espectadores celebrado em 27 de março em Barcelona, Espanha, como parte de um teste clínico para buscar formas seguras de celebrar eventos apesar da Covid, anunciaram nesta terça-feira 27 os organizadores.
Os espectadores, que não precisaram respeitar o distanciamento físico, mas utilizaram máscara, foram submetidos a testes PCR duas semanas depois e “não há nenhum sinal que sugira que aconteceu uma transmissão dentro do evento”, anunciou Josep Maria Llibre, médico do hospital catalão Germans Trias i Pujol.
Antes do show, os participantes também foram testados para a Covid-19. O objetivo, segundo Josep Maria Llibre, era avaliar a possibilidade de contaminação em espaços de intensa aglomeração após o resultado negativo.
De acordo com o médico foram registrados apenas seis casos positivos, 15 dias depois do show, e os organizadores têm certeza de que “em quatro casos a transmissão não aconteceu durante o evento”. “Com ventilação otimizada, triagem de antígenos e uso de máscara, pode-se garantir um espaço seguro”, afirmou.
Nas redes sociais, a banda Love of Lesbian, escolhida para sediar o evento, afirmou que o momento foi “único”. As fotos mostram os espectadores de máscara.
Queremos dar las GRACIAS más sinceras por todos los mensajes que estamos recibiendo.Actuar en el @palausantjordi anoche ha sido único. Es el momento de descansar para salir con fuerza hacia un Viaje Epico Hacia la Nada.
Tenemos muchas ganas.Salud y amor #lolsantjordi
📸 Ivan Gil pic.twitter.com/KfBb7W1cUk— Love of Lesbian (@loveoflesbian) March 28, 2021
“O mundo olha para nós, muitas pessoas nos perguntam como fizemos. O trabalho colaborativo foi a chave”, disse Angels Ponsa, secretária de Cultura do governo catalão.
A mesma equipe organizou em dezembro um teste piloto deste protocolo em uma casa de espetáculos de Barcelona, com 500 participantes previamente testados para Covid. Depois de vários dias, nenhum foi diagnosticado positivo.
O show de Barcelona foi uma das poucas iniciativas do tipo organizadas na Europa. Outro espetáculo similar aconteceu em março na Holanda, com 1.300 pessoas.
*Com informações da AFP
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.