Mundo

‘Não se fez nada contra a mudança climática’, diz Greta em Davos

A ativista sueca discursou na abertura do Fórum Econômico Mundial, lamentando que as ’emissões de dióxido de carbono não tenham diminuído’

Ativista sueca Greta Thunberg (Foto: Fabrice COFFRINI/AFP)
Apoie Siga-nos no

A jovem ativista sueca Greta Thunberg intimou a elite econômica e política reunida esta semana em Davos e afirmou que, “na prática, não se fez nada” pelo clima, apesar da mobilização de jovens do mundo inteiro durante meses.

“Estamos todos lutando pelo clima e pelo meio ambiente, mas, se olharem de uma perspectiva geral, na prática, não se fez nada. Precisamos de muito mais do que isso”, afirmou Greta, na abertura do Fórum Econômico Mundial, lamentando que as “emissões de dióxido de carbono não tenham diminuído”.

A mensagem de Thunberg é destinada aos grandes líderes, principalmente o presidente dos EUA, Donald Trump, que no passado zombou da ativista ambiental, dizendo que ela tem um “problema de controle da raiva”.

A ativista foi eleita pela revista Time a personalidade do ano de 2019. A militante de apenas 16 anos deu início a um movimento internacional de estudantes que pede medidas concretas para combater as mudanças climáticas. Greta derrotou o presidente Donald Trump, que também concorria ao prêmio.

“Honestamente, acho que não teria dito nada porque, obviamente, ele não está ouvindo cientistas e especialistas, então por que ele me escutaria?”, disse a ativista sobre Donald Trump.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo