Mundo

‘Não cederemos’: a advertência da presidenta do Peru à Colômbia sobre ilha em disputa na Amazônia

Lima considera que a ilha de Santa Rosa surgiu do rebaixamento das águas do Amazonas como uma extensão da ilha Chinería, que pertence ao Peru

‘Não cederemos’: a advertência da presidenta do Peru à Colômbia sobre ilha em disputa na Amazônia
‘Não cederemos’: a advertência da presidenta do Peru à Colômbia sobre ilha em disputa na Amazônia
A presidenta do Peru, Dina Boluarte, em visita à ilha de Santa Rosa, em 15 de agosto de 2025. Foto: Presidência do Peru/AFP
Apoie Siga-nos no

A presidenta do Peru, Dina Boluarte, visitou nesta sexta-feira 15 a ilha amazônica que está no centro de uma polêmica com seu colega colombiano, Gustavo Petro, e advertiu que não cederá “nem um centímetro” da soberania peruana sobre o território.

Colômbia e Peru mantêm uma disputa histórica sobre seus limites territoriais no rio Amazonas, que altera seu curso com frequência e cria novas ilhas. Lima considera que a pequena ilha de Santa Rosa surgiu do rebaixamento das águas do Amazonas como uma extensão da ilha Chinería, que pertence ao Peru. Também afirma que sua população, de menos de três mil habitantes, é peruana.

“Sejamos claros: a soberania peruana não está em discussão. O distrito de Santa Rosa é do Peru”, afirmou Dina, em discurso na praça central da ilha, a mais de 1.000 quilômetros da capital peruana.

A presidenta acrescentou que Petro envia “mensagens e realiza ações inaceitáveis, que afetam a irmandade” entre as duas nações. “Não cederemos nem um centímetro do nosso território.”

A fronteira entre Peru e Colômbia foi estabelecida há um século, por meio de tratados internacionais, segundo Lima. Para Bogotá, no entanto, a ilha surgiu posteriormente e ainda não foi atribuída a nenhum dos dois países.

A polêmica sobre o domínio da ilha Santa Rosa remonta a julho de 2024, quando Lima entregou uma nota de protesto a Bogotá, depois que um funcionário colombiano descreveu a presença peruana no território como “ocupação irregular”.

O impasse se agravou quando o Peru oficializou, no mês passado, a criação do distrito de Santa Rosa de Loreto, que resultou em um protesto de Petro no último dia 7. Desde então, uma sequência de incidentes na região afeta a relação bilateral.

Delegações diplomáticas do Peru e da Colômbia participarão de uma reunião técnica na capital peruana em 11 e 12 de setembro, para discutir questões fronteiriças.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo