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Na América Latina, baixo crescimento frustra as classes médias

Especialistas lembram que muitos têm acesso ao emprego formal, mas ainda permanecem em uma situação vulnerável

Especialistas criticam emancipação baseada apenas no poder de compra no Brasil
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Por Katell Abiven

Há algumas semanas no Uruguai, um internauta que se identifica como Juan Clasemedia denuncia na internet as “desventuras” vividas pelas classes médias da América Latina, que se sentem frustradas com a deficiência dos serviços públicos e preocupadas com a lentidão do crescimento econômico na região.

Juan Clasemedia, que “espera três meses para se consultar com um médico especialista” e que “a cada domingo paga mais caro no supermercado”, conta seus dramas de classe em um vídeo de animação publicado na internet. O personagem fictício, que tem conta no Twitter, foi criado pelo pequeno Partido Independente uruguaio, que aumenta sua base aproveitando-se do descontentamento desta camada da sociedade.

Em dez anos, mais de 50 milhões de latinoamericanos saíram da pobreza e ganharam status de classe média, com rendas individuais entre 10 e 50 dólares por dia, segundo a definição do Banco Mundial.

“O que chamamos de classe média é trinta e muitos por cento da população, que agora tem a capacidade econômica e o poder aquisitivo para comprar bens duráveis, geladeiras, televisões, automóveis”, explica o equatoriano Augusto de la Torre, economista-chefe do Banco Mundial para a América Latina.

A emergência da classe média resultou, por exemplo, no boom de vendas de motos no nordeste do Brasil e na grande procura por aulas de inglês on-line na Venezuela, além de uma explosão no número de usuários de internet e de smartphones.

Mas, por outro lado, gerou frustrações, um mecanismo lógico, segundo o economista: “o poder aquisitivo vem na frente da qualidade dos serviços públicos”.

“A nossa vida melhorou, claro que sim”, disse à AFP Cida Alves, dona de casa brasileira de 46 anos no bairro de Itaquera, São Paulo. “Mas a saúde pública, por exemplo, é terrível, nunca temos atendimento rápido”, reclamou.

As manifestações que levaram mais de 1 milhão de brasileiros às ruas em junho de 2013 para exigir serviços públicos de qualidade, também foram fortes no Chile, na Colômbia e na Venezuela.

“A classe média se transforma em (um grupo de) cidadãos demandantes”, observa Gabriel Kessler, sociólogo argentino da Universidade de La Plata, porque “os bens coletivos como educação, saúde, transportes, não melhoram da mesma forma que o seu acesso ao consumo”.

Consequentemente, aumentam as críticas: “Apostou-se muito no consumo individual e não houve melhoras na mesma proporção em infraestruturas e bens coletivos, como saúde e educação”.

A frustração da classe média pode aumentar com a desaceleração da economia. Brasil e Argentina acabam de entrar em recessão, e o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento regional de 1,3% em 2014, o mais fraco desde 2009.

Esse é um contexto preocupante para uma classe média já frágil, destaca Olivier Dabène, professor da faculdade de Ciência Política em Paris e presidente do Observatório Político para América Latina e Caribe (Opalc). “Não é o que chamamos na Europa de classe média”, explica, mas de “pessoas que tiveram acesso ao emprego formal e permanecem em uma situação vulnerável podendo voltar à pobreza caso percam o emprego”.

“São vulneráveis, já que essas pessoas vivem um frenesi de consumismo e estão endividadas”, explica. “Vimos muitas reportagens sobre algumas que, de uma só vez, podem comprar uma geladeira e uma moto. Mas não é explicado que, para isso, se endividaram com 12 parcelas de crediário, e que às vezes devolvem o produto na décima mensalidade porque não podem pagar”.

Do ponto de vista social, o Banco Mundial não teme “uma reversão”, mas, sim, uma “estagnação”, o que parece frustrar uma classe média acostumada a progredir rapidamente. “Estamos condenados a anos de transição difíceis, em que haverá tensão entre as expectativas sociais e a capacidade de atendê-las”, diz Augusto de la Torre, que aponta para uma ênfase na produtividade e na educação para reativar o crescimento.

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