Mundo
Musk lança dúvidas sobre megaprojeto de IA apoiado por Trump
A manifestação foi uma das primeiras demonstrações de desacordo entre o presidente dos EUA e o homem mais rico do mundo desde que se tornaram grandes aliados


O bilionário Elon Musk lançou dúvidas, nesta quarta-feira 22, sobre um projeto de inteligência artificial de 500 bilhões de dólares (2,9 trilhões de reais, na cotação atual) anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizendo que o dinheiro prometido para o investimento ainda não estava disponível.
Os comentários foram um raro exemplo de desacordo entre o homem mais rico do mundo e Trump, que se tornaram aliados no governo depois que Musk gastou 270 milhões de dólares (1,6 bilhão de reais) na campanha eleitoral do líder republicano.
Em seu primeiro dia completo na Casa Branca, Trump anunciou um grande investimento para construir uma infraestrutura destinada ao desenvolvimento de tecnologia de IA, liderada pela gigante japonesa SoftBank e pela OpenAI, criadora do robô de conversação ChatGPT.
Trump afirmou que a empresa interessada, a Stargate, “investirá pelo menos 500 bilhões de dólares em infraestrutura de inteligência artificial nos Estados Unidos”.
No entanto, em uma publicação em sua rede X, Musk afirmou que os principais investidores “na verdade não têm o dinheiro”.
“O Softbank tem menos de 10 bilhões (59,6 bilhões de reais) garantidos. E eu tenho essa informação de fontes confiáveis”, frisou o megaempresário.
Seu ataque pode ser particularmente direcionado à OpenAI, a empresa de inteligência artificial líder no mundo que Musk ajudou a fundar antes de se retirar em 2018.
Musk e Sam Altman, diretor-executivo da OpenAI, estão envolvidos em uma forte disputa desde então. Musk, que também é o diretor-executivo da Tesla, apresentou várias ações contra a empresa criadora do ChatGPT.
“Incorreto, como certamente você vai saber. Quer vir visitar o primeiro centro que já está em atividade?”, respondeu Altman a Musk em uma postagem no X nesta quarta-feira.
“Isto é genial para o país. Percebo que o que é genial para o país nem sempre é ótimo para as suas empresas, mas em seu novo papel (no governo) espero que na maioria das vezes você coloque (o país) em primeiro lugar”, acrescentou, em alusão à chefia exercida por Musk de um recém-criado Departamento de Eficiência Governamental da gestão Trump.
A OpenAI é uma das start-ups mais valiosas do mundo, mas perde dinheiro constantemente devido aos altos custos de produção de sua tecnologia.
O projeto Stargate contempla um investimento inicial de 100 bilhões de dólares (596,8 bilhões de reais) e deve chegar a 500 bilhões de dólares nos próximos quatro anos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.