Mundo

MP pede que ex-presidente Boluarte seja proibida de sair do Peru

Nesta madrugada, o Congresso peruano destituiu Boluarte

MP pede que ex-presidente Boluarte seja proibida de sair do Peru
MP pede que ex-presidente Boluarte seja proibida de sair do Peru
A presidente peruana, Dina Boluarte, faz seu discurso à nação no Dia da Independência no Congresso Nacional em Lima, em 28 de julho de 2024. Foto: Cris BOURONCLE/POOL/AFP
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público peruano pediu nesta sexta-feira 10 à Justiça que proíba a ex-presidente Dina Boluarte de sair do país enquanto ela é investigada pelos crimes de negociação incompatível com seu cargo e lavagem de dinheiro, informou o MP.

Nesta madrugada, o Congresso peruano destituiu Boluarte em um julgamento político relâmpago motivado pela crise de insegurança e nomeou em seu lugar o até agora chefe do Legislativo, José Jerí.

Em um comunicado, o Ministério Público explicou que o pedido à Justiça “busca assegurar a presença de Boluarte durante o desenvolvimento do processo penal e prevenir uma eventual fuga do território nacional”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo