Mundo
MP da Venezuela pede alerta vermelho da Interpol para capturar Guaidó
O objetivo, segundo procurador-geral, é fazer com que ‘este indivíduo pague por esses crimes dos quais a Justiça dos EUA está ciente’


O Ministério Público da Venezuela expediu um mandado de prisão contra o opositor Juan Guaidó e solicitará um alerta vermelho da Interpol, com base em investigações de um tribunal nos Estados Unidos divulgadas pela imprensa. O anúncio foi feito nesta quinta-feira 5 pelo procurador-geral, Tarek William Saab.
O objetivo, segundo Saab, é fazer com que “este indivíduo pague por esses crimes dos quais a Justiça dos Estados Unidos da América está ciente”.
A investigação se soma a outras 27 contra Guaidó, líder de um suposto governo simbólico apoiado por Estados Unidos e cerca de cinquenta países que não reconheceram a reeleição do presidente Nicolás Maduro em 2018.
Os crimes imputados a Guaidó, que fugiu para os Estados Unidos em abril passado, incluem traição à pátria, usurpação de funções, obtenção ou extração de dinheiro, valores ou bens públicos, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
“Guaidó usou recursos da PDVSA (a petrolífera da Venezuela) para causar perdas próximas ou superiores a 19 bilhões de dólares”, afirmou o procurador, com base em informações fornecidas à imprensa “por um tribunal federal nos Estados Unidos”.
Segundo Saab, desde 2019 foram emitidos 288 mandados de prisão em investigações envolvendo Guaidó, com 129 colaboradores do opositor presos e 63 “cúmplices” condenados.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

9 militares são acusados no Uruguai por caso emblemático da ditadura
Por AFP
Bancos são alvo de buscas na Argentina sob suspeita de evasão de divisas
Por AFP
Direita em guerra na Argentina: Bullrich vai à Justiça contra Milei às vésperas da eleição
Por CartaCapital