Mundo
Morre palestino baleado durante operação de forças de Israel na Cisjordânia
Daoud al Zubaidi tinha 43 anos; a área de Jenin é cenário de confrontos há várias semanas


Um palestino morreu neste domingo 15 em consequência dos ferimentos que sofreu na sexta-feira 13 durante confrontos com as forças israelenses no campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia ocupada, informou o hospital israelense onde ele estava internado.
Daoud al Zubaidi, de 43 anos, foi atingido por um tiro no abdome na sexta-feira durante uma operação israelense contra “suspeitos terroristas”, segundo o exército.
Há várias semanas, a área de Jenin é cenário de confrontos entre palestinos e forças israelenses.
Um porta-voz do hospital de Haifa, para onde Zubaidi foi levado, declarou neste domingo que ele “faleceu em consequência dos ferimentos”.
Zubaidi era irmão de Zakaria al Zubaidi, que dirigiu o braço armado do movimento Fatah, do presidente palestino Mahmud Abbas, e conseguiu escapar durante alguns dias de uma prisão israelense no ano passado.
Ao menos outros 12 palestinos ficaram feridos nas operações israelenses de sexta-feira. Um integrante das forças especiais israelenses morreu durante os confrontos em Burqin, perto de Jenin, e foi enterrado neste domingo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.