Mundo

Morre ex-premiê britânica Margaret Thatcher

A “Dama de Ferro” faleceu em consequência de um derrame cerebral, divulga a família. Ela governou o Reino Unido de 1979 a 1990, o período mais longo das últimas décadas

Morre ex-premiê britânica Margaret Thatcher
Morre ex-premiê britânica Margaret Thatcher
A ex-premier Margaret Thatcher ao lado do atual premier David Cameron, em 2010. Foto: Leon Neal/AFP
Apoie Siga-nos no

A ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher, de 87 anos, morreu em consequência de um derrame cerebral, disse nesta segunda-feira (08/04) um porta-voz da família.

“É com grande pesar que Mark e Carol Thatcher anunciam que a mãe deles, baronesa Thatcher, morreu em paz depois de um acidente vascular cerebral nesta manhã”, afirmou o porta-voz, lorde Timothy Bell.

 

 

Única mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra britânica, a “Dama de Ferro” liderou os conservadores em três vitórias, governando o país de 1979 a 1990, o mais longo período que um premiê se manteve no cargo desde os primórdios do século 19. O apelido Dama de Ferro foi dado pelos soviéticos devido ao estilo “durão” de Thatcher.

“Foi com grande tristeza que tomei conhecimento da morte de lady Thatcher”, afirmou o primeiro-ministro David Cameron. “Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica”, declarou Cameron, que interrompeu uma viagem ao continente europeu e retornou para Londres.

AS/rtr/afp

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo