Mundo

Milei visita o Papa Leão XIV no Vaticano e entrega livro contra o socialismo

O pontífice foi missionário e bispo no Peru, país do qual possui a nacionalidade, e tem um grande interesse pela América Latina

Milei visita o Papa Leão XIV no Vaticano e entrega livro contra o socialismo
Milei visita o Papa Leão XIV no Vaticano e entrega livro contra o socialismo
Papa Leão XIV e Javier Milei, no Vaticano, em 7 de junho de 2025. Foto: Mario Tomassetti/Vatican Media/AFP
Apoie Siga-nos no

O Papa Leão XIV recebeu neste sábado 7 o presidente da Argentina, Javier Milei, no Vaticano, um encontro em que destacou temas como “a luta contra a pobreza e o compromisso em favor da coesão social”, segundo a Santa Sé.

Milei está na Europa desde sexta-feira, uma viagem com escalas na Itália, Vaticano, Espanha e França. Na segunda-feira, ele viajará a Israel, de onde retornará na quinta-feira para Madri.

Neste sábado, o argentino foi recebido em audiência pelo Papa no Palácio Apostólico do Vaticano, e depois pelo secretário de Estado, o cardeal Pietro Parolin, e o subsecretário para as Relações com os Estados, Mirosław Wachowski, informou a Santa Sé.

“Durante as cordiais conversas mantidas na Secretaria de Estado, reiterou-se o apreço mútuo pelas sólidas relações bilaterais e a vontade de reforçá-las ainda mais”, afirmou o Vaticano em um breve comunicado.

“Foram abordadas questões de interesse comum, entre elas a evolução socioeconômica, a luta contra a pobreza e o compromisso a favor da coesão social”, acrescentou a Santa Sé, que ainda citou, sem revelar detalhes, que também foram debatidos “os conflitos em curso” e “a importância de um compromisso urgente em favor da paz”.

No vídeo disponibilizado pela Santa Sé, é possível ouvir o pontífice recebendo Milei com uma saudação em espanhol: “Muito bom dia, senhor presidente, bem-vindo”.

Durante o encontro, o pontífice confirmou a Milei que visitará a Argentina, informou na rede social X o porta-voz da Presidência argentina, Manuel Adorni.

Na tradicional troca de presentes, o mandatário, um economista ultraliberal partidário de desregulamentar a economia ao máximo, demonstrou sua mensagem ideológica presenteando o agostiniano Leão XIV com um livro do economista austríaco Friedrich Hayek, Arrogância Fatal – Os Erros do Socialismo.

Também ofereceu um poncho de vicunha produzido em Catamarca e alguns livros do economista espanhol Jesús Huerta de Soto, expoente da escola austríaca da Economia e uma referência para o presidente argentino.

Leão XIV, o primeiro Papa nascido nos Estados Unidos da história, foi missionário e bispo no Peru, país do qual possui a nacionalidade, e tem um grande interesse pela América Latina.

Ele foi criado cardeal pelo Papa argentino Francisco, com quem Milei teve divergências antes de encenar uma reconciliação durante uma visita ao Vaticano em fevereiro de 2024.

Milei não compareceu à missa de início do pontificado de Leão XIV em 18 de maio no Vaticano, porque coincidiu com as eleições legislativas locais em Buenos Aires. O encontro deste sábado foi o primeiro entre os dois.

Na sexta-feira, o presidente ultraliberal argentino se reuniu em Roma com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni. A visita foi o cenário escolhido para a assinatura de um acordo da estatal argentina YPF com a empresa italiana ENI, com o objetivo de exportar gás natural liquefeito do país sul-americano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo