Mundo

Michigan certifica vitória de Biden sobre Trump

Dos quatro membros do painel eleitoral, três votaram por validar os resultados

Michigan certifica vitória de Biden sobre Trump
Michigan certifica vitória de Biden sobre Trump
O presidente dos EUA, Joe Biden. Foto: Roberto Schmidt/AFP
Apoie Siga-nos no

O estado do Michigan certificou, nesta segunda-feira 23, a vitória do democrata Joe Biden sobre o republicano Donald Trump nas eleições norte-americanas.

Dos quatro membros do painel eleitoral, três votaram por validar os resultados. Houve apenas uma abstenção.

Em 4 de novembro, agências de notícias já projetavam o triunfo de Biden no estado. Antes mesmo de ser confirmada sua derrota, Trump já se dizia disposto a denunciar supostas irregularidades na votação no Michigan. O republicano chegou a pedir a paralisação da contagem dos votos. Biden teve 50,6% dos votos no estado (2.806.899 no total), ante 47,8% de Trump (2.651.270 no total).

No sábado 21,  o Comitê Nacional Republicano e o Partido Republicano de Michigan pediram ao conselho eleitoral estadual de Michigan um adiamento, por 14 dias, na certificação do resultado do pleito, a fim de supostamente garantir a auditoria das cédulas em um dos condados. Os republicanos, porém, sofreram mais uma derrota na tentativa de impugnar o resultado eleitoral.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo