Mundo

Médico se declara culpado de fornecer drogas para Matthew Perry

Salvador Plasencia, de 43 anos, enfrenta uma pena de até 40 anos de prisão e entregará sua licença médica

Médico se declara culpado de fornecer drogas para Matthew Perry
Médico se declara culpado de fornecer drogas para Matthew Perry
O ator Matthew Perry, de Friends. Foto: Chris Delmas / AFP
Apoie Siga-nos no

O médico que distribuiu cetamina ao ator Matthew Perry, da popular série Friends, e que faleceu em 2023 por overdose, se declarou culpado nesta quarta-feira 23 perante um tribunal de Los Angeles, informaram meios de comunicação dos Estados Unidos.

Salvador Plasencia, um dos cinco acusados pela morte de Perry, declarou-se culpado de quatro acusações por distribuição de cetamina e conhecerá sua sentença em 3 de dezembro.

Plasencia, de 43 anos, enfrenta uma pena de até 40 anos de prisão e entregará sua licença médica.

Embora Plasencia não tenha fornecido a Perry a dose de cetamina que o matou, ele havia fornecido a substância semanas antes de o ator, então com 54 anos, ser encontrado inconsciente em sua jacuzzi em sua residência em Los Angeles.

“O doutor Plasencia está profundamente arrependido pelas decisões de tratamento que tomou ao fornecer cetamina a Matthew Perry”, disse sua advogada Karen Goldstein em comunicado citado pela revista Rolling Stone.

“Ele aceita total responsabilidade ao declarar-se culpado pela distribuição de drogas”, acrescentou Goldstein.

Em outubro, o médico Mark Chavez declarou-se culpado de conspiração para distribuir cetamina a Perry, que interpretava o sarcástico Chandler Bing em Friends.

O ator americano-canadense consumia cetamina, um anestésico, sob supervisão médica como parte de sessões de terapia para a depressão que sofria.

Mas os promotores afirmam que Perry tornou-se viciado na substância, que também possui propriedades psicodélicas e é uma droga popular em festas.

Segundo a acusação, Plasencia comprava cetamina de Chavez e depois a vendia a preços inflacionados para o ator americano-canadense.

“Me pergunto quanto esse idiota vai pagar”, escreveu Plasencia em uma mensagem de texto apresentada pelos promotores durante o julgamento.

Jasveen Sangha, conhecida como a “Rainha da Cetamina” por distribuir drogas a clientes de alto perfil e celebridades, é acusada de vender a Perry a dose que o matou. Ela declarou-se inocente.

O assistente pessoal de Perry e outro homem declararam-se culpados em agosto passado da acusação de conspiração para distribuir cetamina.

Friends, exibida entre 1994 e 2004, tornou-se um verdadeiro fenômeno cultural. As aventuras de um grupo de amigos em Nova York entrando na vida adulta marcaram toda uma geração de espectadores.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo