Mundo

Médico se declara culpado de fornecer drogas para Matthew Perry

Salvador Plasencia, de 43 anos, enfrenta uma pena de até 40 anos de prisão e entregará sua licença médica

Médico se declara culpado de fornecer drogas para Matthew Perry
Médico se declara culpado de fornecer drogas para Matthew Perry
O ator Matthew Perry, de Friends. Foto: Chris Delmas / AFP
Apoie Siga-nos no

O médico que distribuiu cetamina ao ator Matthew Perry, da popular série Friends, e que faleceu em 2023 por overdose, se declarou culpado nesta quarta-feira 23 perante um tribunal de Los Angeles, informaram meios de comunicação dos Estados Unidos.

Salvador Plasencia, um dos cinco acusados pela morte de Perry, declarou-se culpado de quatro acusações por distribuição de cetamina e conhecerá sua sentença em 3 de dezembro.

Plasencia, de 43 anos, enfrenta uma pena de até 40 anos de prisão e entregará sua licença médica.

Embora Plasencia não tenha fornecido a Perry a dose de cetamina que o matou, ele havia fornecido a substância semanas antes de o ator, então com 54 anos, ser encontrado inconsciente em sua jacuzzi em sua residência em Los Angeles.

“O doutor Plasencia está profundamente arrependido pelas decisões de tratamento que tomou ao fornecer cetamina a Matthew Perry”, disse sua advogada Karen Goldstein em comunicado citado pela revista Rolling Stone.

“Ele aceita total responsabilidade ao declarar-se culpado pela distribuição de drogas”, acrescentou Goldstein.

Em outubro, o médico Mark Chavez declarou-se culpado de conspiração para distribuir cetamina a Perry, que interpretava o sarcástico Chandler Bing em Friends.

O ator americano-canadense consumia cetamina, um anestésico, sob supervisão médica como parte de sessões de terapia para a depressão que sofria.

Mas os promotores afirmam que Perry tornou-se viciado na substância, que também possui propriedades psicodélicas e é uma droga popular em festas.

Segundo a acusação, Plasencia comprava cetamina de Chavez e depois a vendia a preços inflacionados para o ator americano-canadense.

“Me pergunto quanto esse idiota vai pagar”, escreveu Plasencia em uma mensagem de texto apresentada pelos promotores durante o julgamento.

Jasveen Sangha, conhecida como a “Rainha da Cetamina” por distribuir drogas a clientes de alto perfil e celebridades, é acusada de vender a Perry a dose que o matou. Ela declarou-se inocente.

O assistente pessoal de Perry e outro homem declararam-se culpados em agosto passado da acusação de conspiração para distribuir cetamina.

Friends, exibida entre 1994 e 2004, tornou-se um verdadeiro fenômeno cultural. As aventuras de um grupo de amigos em Nova York entrando na vida adulta marcaram toda uma geração de espectadores.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo