Mundo
Manifestantes ocupam prédio do Congresso dos EUA e exigem cessar-fogo em Gaza; veja imagens
Participantes vestiam camisetas pretas com as mensagens ‘Os judeus dizem: parem os ataques agora’ e ‘Não em nosso nome’
Manifestantes ocuparam nesta quarta-feira 18 um prédio do Congresso dos Estados Unidos para exigir que os legisladores e o governo de Joe Biden pressionem por um cessar-fogo na Faixa de Gaza, bombardeada por Israel desde o ataque do Hamas em 7 de outubro.
Vestindo camisetas pretas com as mensagens “Os judeus dizem: parem os ataques agora” e “Não em nosso nome”, os ativistas protestaram no Edifício Cannon. Eles empunharam grandes faixas a cobrarem “Cessar-fogo” e que “Deixem Gaza viver”.
A polícia do Capitólio prendeu diversos manifestantes. “Protestos não são permitidos dentro dos prédios do Congresso”, escreveu a entidade na rede social X.
A mobilização foi convocada pelo movimento Voz Judaica pela Paz. Antes do protesto, centenas de pessoas se reuniram no National Mall, perto do Capitólio.
“Biden é realmente o único que tem o poder de pressionar Israel neste momento, e ele deve usar esse poder para salvar vidas inocentes”, disse à agência AFP Hannah Lawrence, de 32 anos.
“Se eu pudesse enviar uma mensagem ao presidente, eu diria: ‘abra os olhos, veja o que está acontecendo em Gaza. Se você quiser poder se olhar no espelho, deve agir e pôr fim ao genocídio'”, afirmou a rabina Linda Holtzman, de 71 anos.
Veja imagens (crédito a Roberto Schmidt, da AFP):






(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Presidente da EBC deixa o cargo após compartilhar mensagem que chama apoiadores de Israel de ‘idiotas’
Por CartaCapital
Hamas diz coordenar com o Hezbollah as próximas ações no conflito contra Israel
Por CartaCapital
Biden anuncia que Egito autorizou a entrada de ajuda humanitária em Gaza
Por CartaCapital



