Mundo

Maduro se diz ‘pronto’ para apresentar 100% das atas da eleição na Venezuela

O presidente venezuelano pediu ao Tribunal Supremo de Justiça que ‘esclareça o que tenha de esclarecer’ sobre o processo eleitoral

Maduro se diz ‘pronto’ para apresentar 100% das atas da eleição na Venezuela
Maduro se diz ‘pronto’ para apresentar 100% das atas da eleição na Venezuela
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em pronunciamento em 31 de julho de 2024. Foto: Federico Parra/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quarta-feira 21 estar disposto a apresentar “100% das atas eleitorais”, em meio à pressão de opositores e de parte significativa da comunidade internacional sobre os resultados do pleito presidencial do último domingo 28.

Na madrugada da segunda 29, o Conselho Nacional Eleitoral informou que Maduro obteve 51,2% dos votos, contra 44,2% de Edmundo Gonzáles. A oposição, contudo, não reconhece o resultado e alega ter provas de que o presidente foi derrotado.

“Como líder revolucionário da Venezuela, o Partido Socialista Unido da Venezuela está pronto para apresentar 100% das atas eleitorais, que estão em nossas mãos, e esperamos que a Sala Eleitoral [do Tribunal Supremo de Justiça] faça o mesmo com cada candidato e cada partido”, disse Maduro em um pronunciamento nesta quarta na sede da Corte.

O chavista declarou, ainda, haver provas de um “complô global contra a Venezuela”. Ele criticou de forma enfática María Corina Machado, principal liderança da oposição venezuelana e fiadora da candidatura de González.

Maduro acionou a principal Corte do país com um recurso relacionado ao processo eleitoral a fim de”verificar todos os elementos de prova” e covocar as instituições e os candidatos envolvidos no pleito.

“Estou disposto a ser convocado, interrogado, investigado pela Sala Eleitoral como candidato presidencial vencedor das eleições de domingo”, acrescentou. “Trouxe um recurso contencioso eleitoral para que a Sala Eleitoral do Tribunal Supremo de Justiça se dedique a resolver este ataque contra o processo eleitoral.”

Na noite de terça-feira, um dos principais observadores internacionais do processo eleitoral na Venezuela, o Centro Carter, dos Estados Unidos, afirmou não ser possível “verificar ou corroborar” os resultados anunciados pelo CNE.

Diante desse cenário, diversos países cobram a publicação das atas com os detalhes da votação de domingo. Esta é, por exemplo, a postura dos governos de Brasil e Estados Unidos, expressa durante um telefonema entre os presidentes Lula (PT) e Joe Biden, na terça-feira.

“Concordamos sobre a necessidade de uma divulgação imediata dos dados de votação completos, transparentes e detalhados pelas autoridades eleitorais venezuelanas”, escreveu o democrata no X, ao relatar a conversa com o petista. “E prometemos permanecer em estreita coordenação sobre o assunto.”

Em uma entrevista na terça, Lula também disse não haver “nada de assustador” e enfatizou que caberá à Justiça mediar as divergências, caso o compartilhamento das atas não seja suficiente. “Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com recurso e vai esperar a Justiça tomar o processo. E aí vai ter uma decisão que a gente tem que acatar.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo