Mundo

Maduro cobra o Brasil e diz que a Venezuela não interferiu após Bolsonaro alegar fraude

Lula e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, têm insistido em pedir a divulgação das atas eleitorais

Maduro cobra o Brasil e diz que a Venezuela não interferiu após Bolsonaro alegar fraude
Maduro cobra o Brasil e diz que a Venezuela não interferiu após Bolsonaro alegar fraude
Foto: Federico PARRA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Nicolás Maduro voltou a criticar a conduta do governo brasileiro sobre a eleição na Venezuela em 28 de julho. Ele afirmou que seu país não endossou as alegações sem provas de Jair Bolsonaro (PL) após perder a disputa para Lula (PT), em 2022.

Lula e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, têm insistido na cobrança para que as autoridades venezuelanas publiquem as atas da eleição. O Conselho Nacional Eleitoral e o Tribunal Supremo de Justiça validaram a vitória de Maduro, mas a oposição argumenta ser vítima de fraude e diz que o opositor Edmundo González Urrutia venceu o pleito.

“No Brasil, houve eleições. O então presidente Bolsonaro disse que haveria uma fraude e não reconheceu o resultado. Houve recursos ante o Tribunal Supremo [TSE] e a decisão foi de que os resultados eleitorais davam como vencedor o presidente Lula. Santa palavra no Brasil. E quem se meteu com o Brasil?”, questionou Maduro em um evento na quarta-feira 28.

Na sequência, o chavista se dirigiu à plateia: “Você fez um comunicado? Você? Você? A Venezuela disse algo? Nós só dissemos que respeitamos as instituições brasileiras, e o Brasil resolve seus assuntos internamente, como deve ser“.

Brasil e Colômbia voltaram a defender a divulgação das atas em um comunicado no último sábado 24.

“Ambos os presidentes permanecem convencidos de que a credibilidade do processo eleitoral somente poderá ser restabelecida mediante a publicação transparente dos dados desagregados por seção eleitoral e verificáveis”, diz uma declaração divulgada após contatos telefônicos entre Lula e Petro.

Nesta quinta-feira 29, o Ministério Público da Venezuela convocou González Urrutia a depor nesta sexta e alertou que seu desacato implicará uma ordem de prisão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo