Maduro aponta Trump como supremacista branco e reafirma legitimidade

Para presidente venezuelano, não há dúvidas de que ele permanecerá no poder: "Só o povo põe e tira"

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro (Crédito: Reprodução da TV)

Apoie Siga-nos no

Em entrevista à BBC, o presidente venezuelano Nicolás Maduro afirmou-se como parte de um movimento social e político, e apontou que o “império americano da Klu Klux Klan”, liderado por Trump, visa dar um golpe de Estado na Venezuela.

Maduro voltou a negar a legitimidade de Juan Guaidó, deputado autoproclamado presidente interino no dia 23 de janeiro. Para ele, os países que reconheceram Guaidó estão alinhados com a política estadunidense, que é comandada por uma extrema direita extremista. “Na Venezuela, o povo decide e, de acordo com a Constituição, só o povo põe e tira.”, disse.

Questionado sobre números que apontam a crise humanitária e econômica do país, Maduro foi enfático em negar dados e bradou contra uma “campanha de Guerra do Ocidente”, na qual incluiu a mídia ocidental. Afirmou ainda que não pretende liberar a entrada de ajuda humanitária dos Estados Unidos no país, pois essa seria parte da estratégia articulada por Trump para justificar uma intervenção militar.

O presidente também declarou que a saída massiva de cidadãos do país é reflexo de uma guerra econômica, e que a Venezuela segue como uma receptora de migrantes. Os dados apresentados por ele, entretanto, destoam dos divulgados por agências da ONU no fim de 2018, os quais apontam que três milhões de refugiados e migrantes já haviam deixado o país. Para a entrevista, Maduro declarou que esses números “não passam dos 800 mil”.

Para Maduro, não há dúvidas de que ele permanecerá no poder – decisão que não classifica como individual, mas como uma responsabilidade constitucional e eleitoral com o povo venezuelano.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.