Mundo

Macron volta a criticar acordo UE-Mercosul

“Muito claramente, nossas agriculturas não serão sacrificados em nome de um mercantilismo do século passado”, declarou Macron

Macron volta a criticar acordo UE-Mercosul
Macron volta a criticar acordo UE-Mercosul
O presidente francês, Emmanuel Macron. Foto: Ludovic Marin/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente francês, Emmanuel Macron, reiterou, nesta quinta-feira (12), em Varsóvia, sua oposição ao acordo comercial negociado entre União Europeia e Mercosul, ressaltando que os agricultores europeus não devem ser “sacrificados” em nome de princípios próprios do “século” passado.

“Muito claramente, nossas agriculturas não serão sacrificados em nome de um mercantilismo do século passado”, declarou Macron ao lado do primeiro-ministro polonês Donald Tusk, cujo país também se opõe ao acordo.

Após 25 anos de negociações tortuosas, o Mercosul e a UE concluíram na última sexta-feira, em Montevidéu, o acordo para um tratado de livre comércio que integraria um mercado gigantesco de mais de 700 milhões de pessoas.

O acordo, que no lado da UE foi negociado pela Comissão e não pelos Estados-membros do bloco, deve agora ser ratificado por eles.

E, embora a Alemanha e a Espanha tenham apoiado o acordo, que, do lado sul-americano, diz respeito aos países fundadores do Mercosul (Argentina, Uruguai, Brasil e Paraguai), França e Itália expressaram suas críticas de que o pacto não protege suficientemente seu setor agrícola contra a concorrência do Cone Sul.

Polônia, Holanda e Áustria também estão relutantes em firmar um pacto comercial com o Mercosul.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo