Mundo

Macron promulga nova lei que dificulta imigração na França

Lei abre caminho para que cotas de migração possam ser estabelecidas

O presidente da França, Emmanuel Macron. Foto: Michel Euler / POOL / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente francês, Emmanuel Macron, promulgou uma nova lei de imigração, conforme publicado no Diário Oficial neste sábado (27, noite de sexta em Brasília), e as primeiras instruções para sua implementação foram apresentadas às autoridades.

A Corte Constitucional francesa havia censurado várias disposições da lei incluídas por insistência da direita, para, entre outras coisas, restringir o acesso a benefícios sociais e endurecer critérios para a reunificação familiar.

Após essa decisão, Macron pediu ao ministro do Interior, Gérard Darmanin, que fizesse “tudo em seu poder” para “implementar a lei de imigração o mais rápido possível”, disse um membro da equipe presidencial à AFP.

Darmanin, que anteriormente indicou que algumas medidas eram “claramente contrárias à constituição”, considerou a decisão uma vitória para o governo.

A decisão do tribunal foi condenada pela direita. Jordan Bardella, presidente do partido Reagrupamento Nacional, de extrema direita, classificou a decisão como um “golpe dos juízes com o respaldo do presidente”.

Ele pediu um referendo sobre a questão migratória como a “única solução”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo