CartaExpressa

Macron faz ‘tour’ pelo Centro de Salvador e tira selfies com turistas em agenda no Brasil

É a primeira vez que o presidente francês vem à Bahia

Macron faz ‘tour’ pelo Centro de Salvador e tira selfies com turistas em agenda no Brasil
Macron faz ‘tour’ pelo Centro de Salvador e tira selfies com turistas em agenda no Brasil
O presidente francês, Emmanuel Macron, em Salvador (BA). Foto: Ludovic Marin/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente da França, Emmanuel Macron, fez uma breve passagem pelo Centro Histórico de Salvador nesta quarta-feira 5, horas antes de participar da abertura de um festival que relembra os laços do país europeu com a África e o Brasil.

Trata-se da primeira vez que o chefe do Executivo francês vem à Bahia. A visita integra as atividades do Ano Cultural Brasil–França 2025, anunciado por Macron e pelo presidente Lula em 2023.

Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e da ministra da Cultura Margareth Menezes, o líder francês foi ao prédio da Fundação Pierre Verger, que abriga as obras do antropólogo franco-brasileiro. No local, ele foi ovacionado e fez selfies com turistas.

Na sequência, visitou a Casa do Benin, onde está em cartaz a exposição Eu sou um oceano negro. O museu, localizado no Pelourinho, foca na relação com o país africano, origem de parte dos escravizados trazidos ao Brasil.

Depois disso, Macron e sua comitiva devem rumar ao Museu de Arte Moderna da Bahia, onde ele participará da abertura do Festival Nosso Futuro: Brasil-França, diálogos com a África.

“A etapa em Salvador é dedicada a confirmar a solidez da nossa parceria com o Brasil e o dinamismo dos nossos intercâmbios culturais, mas também a celebrar e trabalhar com Brasília em uma relação transatlântica reimaginada, associada aos nossos parceiros africanos”, informou o governo francês em comunicado à imprensa.

A capital baiana foi escolhida para o evento por ter sido um dos principais pontos de chegada dos escravizados africanos. Além disso, é hoje considerada o coração da cultura afro-brasileira.

Na cerimônia, grupos de jovens poderão se dirigir diretamente a Macron. As propostas e os debates gerados durante o fórum serão compilados em um documento oficial que será apresentado durante a COP30 em Belém (PA).

À noite, o líder europeu participa de um jantar com personalidades da cultura brasileira. Ele viaja na manhã desta quinta-feira para Belém, onde deve se encontrar com Lula, às margens da conferência do clima. Macron não ficará no Brasil para as atividades da COP, uma vez que vai ao México na sexta-feira para um encontro com a presidente do México, Claudia Sheinbaum.

Veja um dos momentos da ‘tour’ de Macron: 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo