Mundo
Macron anuncia lei urgente para reparar danos causados por distúrbios na França
Os protestos começaram após a morte de Nahel, um garoto de 17 anos que foi baleado à queima-roupa por um policial
O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou uma lei urgente nesta terça-feira 4 para reparar os danos causados por sete noites de distúrbios noturnos após a morte de um jovem baleado pela polícia.
Os distúrbios começaram na noite da última terça-feira 27, após a morte de Nahel, um garoto de 17 anos que foi baleado à queima-roupa por um policial durante um controle de trânsito em um subúrbio de Paris.
O último relatório do Ministério do Interior informou que, desde então, quase 3,5 mil pessoas foram presas, cerca de 12,2 mil carros foram incendiados e cerca de 1,1 mil edifícios foram danificados, incluindo delegacias e escolas.
Durante uma reunião com dezenas de prefeitos das cidades afetadas, Macron prometeu ajuda financeira nesta terça-feira para consertar “estradas, prédios municipais e escolas”, segundo um participante.
“Vamos apresentar uma lei urgente para encurtar todos os prazos, para ter um procedimento acelerado”, acrescentou, segundo o participante. Seu entorno não especificou por enquanto quando a lei será apresentada.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
França tem primeira noite de calma relativa, após quase uma semana de violentos protestos
Por RFI
Fundo arrecada 1 milhão de euros para ajudar policial que baleou jovem na França
Por AFP
França: tumultos diminuem seis dias após a morte de Nahel, mas tensão social permanece
Por RFI


