Mundo

assine e leia

Luto furioso

Após o desastre de trem que matou 57 passageiros, a população revolta-se com a negligência das autoridades gregas

Indignação. Em Atenas, manifestantes exigem respostas sobre o desvio de rota que levou o trem a colidir de frente – Imagem: Louisa Gouliamaki/AFP
Apoie Siga-nos no

Primeiro veio o luto, depois a entrega dos entes queridos, por fim os funerais. Na sexta-feira 3, Athina Katsara, jovem mãe de uma criança pequena, foi carregada num caixão branco da igreja de Katerini no funeral do primeiro “anjo” a encontrar a morte no pior acidente de trem da Grécia. No dia seguinte, familiares e amigos se despediram de Ifigênia Mitska, de 20 e poucos anos, como tantas das 57 vítimas do desastre. Ela também foi enterrada num caixão branco lacrado no norte de Giannitsa.

Na sequência, outras vítimas – todas identificadas por meio de amostras de DNA – seriam sepultadas ao término de um luto oficial de três dias para a nação, mas apenas o início de uma profunda tristeza para as famílias envolvidas. Desde que o Intercity 62, viajando de Atenas para Thessaloniki com ao menos 350 passageiros, colidiu de frente com um trem de carga em sentido oposto no mesmo trecho, a Grécia foi lançada em luto, lamentando “uma tragédia inimaginável”, nas palavras de seu presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo