Mundo

Lula presta solidariedade ao presidente do México, López Obrador, após invasão em embaixada no Equador

Polícia equatoriana invadiu prédio da missão diplomática a prendeu o ex-vice-presidente Jorge Glas que se refugiava no local desde dezembro

ALBERTO SUAREZ / API / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prestou solidariedade, neste sábado 6, ao presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, após a polícia equatoriana invadir o prédio da representação mexicana em Quito.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, apontou que a invasão constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas que, em seu artigo 22, dispõe que os locais de uma Missão diplomática são invioláveis.

“A medida levada a cabo pelo governo equatoriano constitui grave precedente, cabendo ser objeto de enérgico repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua realização.”, diz o documento.

Durante a operação, a polícia efetuou a prisão do ex-vice-presidente Jorge Glas, que estava refugiado no local desde dezembro.

Após o incidente, o México anunciou o rompimento imediato das relações diplomáticas com o Equador.

O país equatoriano defendeu a medida alegando que houve um “abuso das imunidades e privilégios” concedidos à missão diplomática.

O Ministério das Relações Exteriores do Equador afirma que o ex-vice-presidente enfrenta um julgamento por corrupção e que a concessão de asilo a ele “apoia uma evasão da Justiça do Estado equatoriano e promove a impunidade”

Jorge Glas, que foi vice-presidente de Correa entre 2013 e 2017, enfrenta um mandado de prisão por supostamente desviar fundos destinados a trabalhos de reconstrução após um terremoto em 2016.

Em outro processo, foi condenado em dezembro de 2017, quando havia sido reeleito, a seis anos de prisão por um escândalo de propinas da Odebrecht.

Em 2022, obteve a liberdade condicional a partir de um recurso de habeas corpus.

Antes da prisão, o Equador descreveu o asilo concedido pelo México como “ilegal” e insistiu que não concederá passagem segura para Glas ir ao México.

Com informações da AFP.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo