Mundo

López Obrador descarta se reunir com Milei durante visita do argentino ao México

‘Não concordo com a forma de pensar e com o jeito de ser dele’, disse o presidente mexicano em sua habitual coletiva de imprensa matinal

López Obrador descarta se reunir com Milei durante visita do argentino ao México
López Obrador descarta se reunir com Milei durante visita do argentino ao México
Presidente da Argentina Javier Milei. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, descartou nesta terça-feira 13 a possibilidade de se encontrar com o presidente da Argentina, Javier Milei, que tem prevista uma visita para o final de agosto à Cidade do México, onde se encontrará com empresários e participará de uma cúpula conservadora.

“Não concordo com a forma de pensar e com o jeito de ser dele”, disse o presidente mexicano em sua habitual coletiva de imprensa matinal, detalhando os motivos para não receber o ultraliberal.

O presidente argentino participará de um fórum organizado pelo capítulo mexicano da Conferência de Ação Política Conservadora, a CPAC, informou no Instagram o ator Eduardo Verástegui, que tentou ser candidato presidencial nas eleições de 2 de junho passado no México, mas não conseguiu as assinaturas necessárias para disputar o cargo.

López Obrador destacou que, de qualquer forma, o governo de Milei não solicitou uma reunião.

O porta-voz presidencial da Argentina, Manuel Adorni, confirmou nesta terça-feira que Milei viajará ao México em 23 de agosto para um encontro com empresários. “Entendo que no dia seguinte ele participará da CPAC México”, detalhou em uma coletiva de imprensa.

O encontro ocorrerá em um hotel de Polanco, um luxuoso bairro da capital mexicana. Além de Milei, espera-se a presença da senadora colombiana María Fernanda Cabal e do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

López Obrador e Milei manifestaram publicamente suas diferenças desde que o argentino chamou o mexicano de “ignorante”. O presidente do México respondeu dizendo que não compreendia “como os argentinos, sendo tão inteligentes, votaram em alguém que despreza o povo”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo