Mundo

Livro racista e homofóbico escrito por general causa polêmica na Itália

O Estado-Maior do Exército diz não ter sido informado sobre o conteúdo e que a publicação não foi autorizada pela hierarquia militar

O general Roberto Vannacci. Foto: Wikimedia Commons
Apoie Siga-nos no

O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, próximo à primeira-ministra de extrema-direita, Giorgia Meloni, condenou nesta quinta-feira 7 as “elucubrações” de um general do Exército que recentemente publicou um livro com várias declarações homofóbicas e racistas.

O general Roberto Vannacci, de 54 anos, publicou em 10 de agosto o livro O mundo de cabeça para baixo.

No livro, ele se apresenta como “herdeiro do (imperador romano) Júlio César” e garante que homossexuais “não são normais”, além de questionar a nacionalidade italiana da jogadora de vôlei Paola Enogu por ser negra.

“O general Vannacci expressou opiniões que desacreditam o Exército e a Constituição”, criticou Crosetto em nota. Ele afirmou que abrirá um processo disciplinar.

O Estado-Maior garantiu que não foi “informado sobre o conteúdo do livro” e que sua publicação não foi “autorizada pela hierarquia militar”.

Após a publicação, legendas da oposição de esquerda, como o Partido Democrático, criticaram duramente o conteúdo de um livro, que questiona “as discutíveis regras de inclusão e tolerância impostas pelas minorias”.

O general Vannacci ocupou cargos em Somália, Ruanda, Afeganistão e Líbia e atualmente dirige o Instituto de Geografia Militar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo