Mundo

Líder de milícia é condenado a 18 anos de prisão por invasão ao Capitólio

Stewart Rhodes, fundador da milícia de extrema-direita Oath Keepers, recebeu a pena mais longa de todos os condenados pelo ataque ao Congresso americano

Líder de milícia é condenado a 18 anos de prisão por invasão ao Capitólio
Líder de milícia é condenado a 18 anos de prisão por invasão ao Capitólio
Créditos: Collin County Sheriff's Office / AFP
Apoie Siga-nos no

A Justiça dos Estados Unidos condenou o fundador de um grupo de extrema-direita a 18 anos de prisão pelo ataque ao Capitólio, em janeiro de 2021.

A pena de Stewart Rhodes, fundador da milícia Oath Keepers, é a mais longa de todos os condenados pelo ataque ao Capitólio. Até agora, a sentença mais longa era de 14 anos de prisão, dada a um homem da Pensilvânia que atacou a polícia durante o tumulto. Os promotores chegaram a pedir 25 anos de detenção a Rhodes.

Ao anunciar a sentença, o juiz do caso, Amit Mehta, disse a Rhodes que ele “representa uma ameaça contínua e um perigo para este país”. A declaração foi feita depois que o acusado alegou ser um preso político, o que foi rebatido pelo magistrado.

Mais de mil pessoas, apoiadoras do ex-presidente Donald Trump, foram presas por participação no ataque ao Capitólio. A maioria enfrenta acusações por entrar ilegalmente ou causar danos à propriedade, mas cerca de 350 foram acusadas de agressão a agentes da ordem ou resistência à prisão, e mais de 50 por crimes graves de conspiração.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo