Mundo
Líder de extrema-direita dos EUA é condenado por ‘sedição’ em invasão ao Capitólio
Stewart Rhodes é fundador da milícia Oath Keepers


O fundador da milícia de extrema-direita Oath Keepers, Stewart Rhodes, e outro membro do grupo foram condenados por “sedição” nesta terça-feira 29.
Após três dias de deliberações, os 12 membros do júri de uma corte federal em Washington absolveram outros três integrantes da Oath Keepers do crime de sedição, punível com até 20 anos de prisão.
O veredicto encerrou um julgamento de quase dois meses, no qual o governo se empenhou em demonstrar que a invasão violenta do Capitólio, que obrigou a suspensão do processo de certificação de Joe Biden como presidente eleito, equivalia a uma rebelião contra o governo por parte de partidários do então presidente Donald Trump.
Os cinco julgados foram os primeiros dos quase 800 acusados de participar da revolta, que deixou cinco mortos.
O Departamento de Justiça disse que Rhodes e os integrantes da Oath Keepers “tramaram uma rebelião armada […] conspirando para se opor pela força ao governo dos Estados Unidos”.
Os promotores exibiram vídeos do ataque cometido por dezenas de membros do grupo vestidos com roupas de estilo militar.
Os acusados, porém, classificaram o caso como um julgamento político promovido pelo governo de Biden contra os partidários de Trump.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Trump janta com supremacista branco e recebe fortes críticas até de republicanos
Por AFP
Jornalista que acusa Trump de estuprá-la nos anos 90 reinicia processo nos EUA
Por AFP
The Washington Post: Trump e aliados orientam família Bolsonaro sobre reação a derrota para Lula
Por CartaCapital