Mundo

Ladrões levam US$ 30 milhões em dinheiro vivo durante roubo em Los Angeles

O roubo, um dos maiores envolvendo dinheiro em espécie na história da cidade, aconteceu no domingo de Páscoa

Ladrões levam US$ 30 milhões em dinheiro vivo durante roubo em Los Angeles. Foto: Reprodução/ABC7
Apoie Siga-nos no

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, e agentes do FBI investigam um ousado roubo de quase 30 milhões de dólares (150 milhões de reais) na cidade, depois que ladrões aparentemente entraram pelo telhado de uma instituição para armazenar cédulas e arrombaram um cofre.

David Cuellar, da polícia de Los Angeles, disse que o roubo, um dos maiores envolvendo dinheiro vivo na história da cidade, aconteceu no domingo de Páscoa em Sylmar, um subúrbio do norte.

O jornal Los Angeles Times, citando uma fonte com acesso à investigação, publicou que os ladrões entraram pelo telhado para acessar a sala-cofre do edifício, evitando um sofisticado sistema de alarme.

O elaborado e complexo roubo parece ser obra de uma equipe experiente e foi descoberto na segunda-feira quando funcionários do edifício abriram o cofre, informou a publicação.

“É tão impressionante que você nunca suspeitaria que isso pudesse acontecer”, afirmou um funcionário da instituição à emissora ABC News.

“Trinta milhões no Vale sumiram. Como? Por quê? Ainda estou tentando processar. Foi um trabalho interno? Foi só uma pessoa? Um grupo? São muitas perguntas”, acrescentou.

Embora o crime remeta a histórias que se tornaram grandes sucessos do cinema, como Onze Homens e um Segredo, este é mais um de uma série de roubos sofisticados da vida real registrados durante anos nessa região.

Há dois anos, ladrões levaram 100 milhões de dólares em joias de um caminhão estacionado em uma parada na rodovia a caminho de uma exposição de pedras preciosas e joias em Los Angeles.

Em julho passado, um homem abriu um buraco no telhado de uma loja de vinhos finos perto de Venice Beach e levou aproximadamente 600.000 dólares em garrafas de safras antigas.

De acordo com o Los Angeles Times, o maior roubo de notas de dinheiro da cidade ocorreu em 1997, quando 18,9 milhões de dólares – o equivalente a quase 100 milhões de reais na cotação de hoje – foram levados de um depósito. Os ladrões, no entanto, acabaram presos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo