Mundo

Kevin Spacey é declarado inocente de agressões sexuais por júri britânico

Após um mês de audiências e 12 horas de deliberação, os membros do júri inocentaram o ator das nove acusações que enfrentava

Kevin Spacey é declarado inocente de agressões sexuais por júri britânico
Kevin Spacey é declarado inocente de agressões sexuais por júri britânico
O ator Kevin Spacey. Foto: Daniel Leal/AFP
Apoie Siga-nos no

O ator americano Kevin Spacey, acusado de ter agredido sexualmente quatro homens no Reino Unido, foi declarado inocente em Londres nesta quarta-feira 26, dia em que completa 64 anos.

Após um mês de audiências e 12 horas de deliberação, os membros do júri declararam Spacey inocente das nove acusações que enfrentava. Quando o veredito foi anunciado, o ator enxugou as lágrimas e fez gestos de agradecimento.

Desde o início do julgamento, no final de junho, Spacey, que havia se declarado inocente de todas as acusações, foi apresentado pela Promotoria como um assediador sexual que usava sua influência para abusar de homens jovens.

O ator, vencedor de dois Oscar por seus papéis em Beleza Americana e Os Suspeitos, afirmou que todas as relações foram consentidas e que alguns fatos eram pura invenção dos denunciantes.

Quatro homens o acusaram de agressão sexual entre 2001 e 2013, especialmente a partir de 2004, quando era diretor do renomado teatro Old Vic, em Londres.

A acusação mais séria contra o protagonista da série House of Cards diz respeito a um homem que o acusou de “drogá-lo” e fazer sexo com ele enquanto dormia.

“Grande paquerador”

As primeiras acusações contra Spacey surgiram em 2017, no início do movimento #MeToo, em um momento em que estava no auge de sua fama como protagonista da série de sucesso da Netflix.

Como consequência, ele foi afastado de House of Cards e de outros projetos dos quais iria participar.

Nos interrogatórios da polícia, divulgados durante o julgamento, os quatro homens disseram não ter ousado denunciar antes por medo de as pessoas não acreditarem, ao enfrentarem uma figura muito famosa e influente.

Diante do júri, o ator se descreveu como um “grande paquerador”, mas negou qualquer comportamento “violento”, “agressivo” ou “doloroso”, afirmando que os argumentos da acusação eram “fracos”.

Ele se declarou “destruído” pelas acusações e lamentou uma “reputação perdida”. O cantor britânico Elton John prestou depoimento em Mônaco a seu favor.

Também acusado de agressão sexual nos Estados Unidos, Spacey foi declarado inocente por um tribunal civil de Nova York no ano passado. Em 2019, as acusações contra ele foram retiradas em outro caso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo