Mundo

Kamala Harris desafia Donald Trump para novo debate em outubro

Trump voltou a recusar a ideia, alegando, dessa vez, ser ‘muito tarde’ para a organização de um novo encontro

Kamala Harris desafia Donald Trump para novo debate em outubro
Kamala Harris desafia Donald Trump para novo debate em outubro
Debate entre Donald Trump e Kamala Harris, em 10 de setembro de 2024. Foto: Saul Loeb/AFP
Apoie Siga-nos no

A candidata democrata Kamala Harris desafiou neste sábado 21 seu oponente republicano, Donald Trump, para um segundo debate presidencial na CNN em 23 de outubro, poucos dias antes da eleição nos EUA.

“A vice-presidente Harris está pronta para outra oportunidade de dividir o palco com Donald Trump”, disse a gerente de campanha Jen O’Malley Dillon em um comunicado. “Trump não deveria ter nenhum problema em concordar com esse debate.”

Trump, no entanto, rejeitou a ideia por ser, nas suas palavras, “tarde demais” para organizar um novo debate com sua rival na eleição de 5 de novembro.

“O problema de realizar outro debate é que é simplesmente tarde demais, a eleição já começou”, declarou o candidato republicano em um comício eleitoral na Carolina do Norte, referindo-se à votação pelo correio que já começou em alguns estados.

A negativa, no entanto, pode estar relacionada ao desempenho do republicano no primeiro debate contra a democrata. De acordo com todos os relatos, foi ela quem dominou o debate de 10 de setembro, constantemente irritando o adversário em algumas questões delicadas: a presença nos comícios dele, seu relacionamento com seus antigos aliados políticos e sua reputação internacional, entre outros.

Isso não impediu que Trump afirmasse que “venceu” o debate e atacasse a imparcialidade dos dois jornalistas da ABC que moderaram o debate.

Faltando 45 dias para a eleição, o resultado continua incerto, como sempre, com Trump e Harris empatados em vários dos sete principais estados decisivos, onde tudo provavelmente será decidido.

O republicano de 78 anos estará em um comício de campanha neste sábado em um deles: Carolina do Norte. O ex-presidente venceu esse estado do sudeste em seu duelo com Biden em 2020.

Mas Harris, sua novo rival, de 59 anos, está contando com afro-americanos e jovens, dois eleitorados motivados por sua candidatura, para vencer lá em novembro.

(Com informações de AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo