Mundo
Kamala e Trump usam redes para estimular voto nos EUA
Candidatos pedem que eleitores compareçam aos locais de votação; o voto no país não é obrigatório


A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, e o ex-presidente Donald Trump aproveitaram o dia da votação na eleição norte-americana para convocar os seus eleitores às urnas.
Na rede X – o antigo Twitter -, por exemplo, Kamala fez uma série de postagens estimulando o seu eleitorado a votar. “Hoje, votamos porque amamos o nosso país e acreditamos na promessa da América”, disse a candidata.
“Bata nas portas. Chame os eleitores. Entre em contato com amigos e familiares. Juntos, escreveremos o próximo capítulo da maior história já contada”, disse Kamala. Ela também lançou postagem estimulando o trabalho entre os voluntários.
Já Trump utilizou a plataforma Truth Social para incentivar os seus apoiadores. “É hora de sair e votar – juntos podemos fazer a América grande novamente”, disse o republicano.
O ex-presidente também postou uma série de vídeos de campanha, em que aparece ao lado de apoiadores e diz que hoje será “o dia da libertação dos EUA”.
Os dois candidatos estão empatados em praticamente todas as pesquisas sobre o pleito. Seja na votação nacional ou nos estados-pêndulo, Kamala e Trump chegam em um cenário de grande indefinição nos EUA.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quando sai o resultado nos EUA? Disputa acirrada e sistema fragmentado prolongam indefinição
Por André Lucena
Kamala e Trump empatam em comunidade de New Hampshire, primeira urna apurada na eleição
Por AFP