Mundo

Justiça britânica decide nesta terça sobre recurso de Assange contra extradição para os EUA

O fundador do WikiLeaks enfrenta um pedido de 175 anos de prisão

As chances de a defesa de Assange reverter a decisão são mínimas - Imagem: Justin Tallis/AFP
Apoie Siga-nos no

A Justiça britânica anunciará na terça-feira 26 a sua decisão sobre o recurso apresentado pelo fundador do Wikileaks, Julian Assange, contra a sua extradição para os Estados Unidos sob acusações de espionagem pelo vazamento maciço de documentos confidenciais.

Depois de duas audiências em fevereiro, dois magistrados do Supremo Tribunal de Justiça de Londres anunciarão a sua decisão na terça-feira a partir das 7h30 (horário de Brasília), indicou o tribunal na sua agenda publicada nesta segunda-feira 25.

Os juízes devem decidir se concedem ao australiano de 52 anos o direito de recorrer da sua extradição para os Estados Unidos, aceita em junho de 2022 pelo governo britânico.

Em caso de derrota, Julian Assange encaminharia a questão para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos na esperança de suspender a extradição, segundo a sua esposa, Stella Assange.

A Justiça dos Estados Unidos exige Assange por ter publicado, desde 2010, mais de 700 mil documentos confidenciais sobre atividades militares e diplomáticas americanas, particularmente no Iraque e no Afeganistão.

O fundador do WikiLeaks enfrenta um pedido de 175 anos de prisão neste caso, que se tornou um símbolo de ameaças à liberdade de imprensa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo