Mundo
Juiz federal manda readmitir funcionários demitidos nos EUA
William Alsup considerou que justificar as demissões maciças por ‘pobre desempenho’ é ‘uma maneira para evadir os procedimentos’


Um juiz dos Estados Unidos ordenou, nesta quinta-feira 13, que seis agências federais readmitam em seus postos centenas de funcionários que foram demitidos no marco de um plano do presidente Donald Trump para encolher o Estado.
O juiz William Alsup considerou que justificar as demissões maciças por “pobre desempenho” é “uma maneira para evadir os procedimentos”, reportou o jornal The New York Times.
Alsup, em resposta a uma demanda apresentada por sindicatos de trabalhadores, ordenou os departamentos do Tesouro, Assuntos de Veteranos, Agricultura, Defesa, Energia e Interior a readmitir todos os despedidos.
“É um dia triste quando nosso governo despede algum bom empregado e diz que se baseou no rendimento quando sabem bem que isso é mentira“, afirmou o juiz em uma audiência no Tribunal do Distrito de São Francisco.
Desde que voltou à Casa Branca, em janeiro, Trump tomou uma série de medidas para cortar os gastos do governo federal, incluindo a demissão de milhares de trabalhadores do governo federal.
Vários juízes determinaram sentenças contra essas medidas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Por que a Rússia resiste à proposta de cessar-fogo apresentada por Trump (e apoiada por Zelensky)
Por André Lucena
Trump ameaça impor tarifas de 200% sobre vinhos e champanhes europeus
Por CartaCapital
‘Tarifaço’ de Trump vai impactar setor siderúrgico, mas ‘é quase irrelevante’ para o PIB do Brasil, avalia Ipea
Por CartaCapital