Mundo

Jornal “El País” retira foto falsa de Chávez publicada na capa

A imagem seria de Chávez durante a última cirurgia. O governo venezuelano chamou a foto de “grotesca”

Jornal “El País” retira foto falsa de Chávez publicada na capa
Jornal “El País” retira foto falsa de Chávez publicada na capa
Apoie Siga-nos no

O jornal El País de Madri retirou nesta quinta-feira 24 de seu site uma foto que mostra um homem entubado em uma cama de hospital, que havia sido apresentada como uma imagem exclusiva do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. A foto, que permaneceu cerca de meia hora no site do El País, também figurava na capa das primeiras edições de sua versão em papel.

Ela foi fornecida ao jornal pela agência de notícias Gtres Online, afirmando que se tratava de Hugo Chávez, explica o jornal em uma nota publicada em seu site. No texto que acompanhava a foto, o El País esclarecia que não havia conseguido verificar de forma independente as circunstâncias, o local ou a data na qual ela havia sido tirada.

“Depois de constatar que a imagem fornecida não correspondia a Chávez”, o El País explicou que havia paralisado “a distribuição de sua edição impressa e começou a enviar uma nova edição aos pontos de venda”. “O incidente pode fazer com que a edição impressa do jornal com a data de hoje, quinta-feira, 24 de janeiro, não esteja disponível em algumas bancas, tanto na Espanha quanto no exterior”, advertiu o El País.

Segundo a conta no Twitter do ministro da Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, a foto é proveniente do vídeo de uma cirurgia de outra pessoa (um paciente com acromegalia, uma doença hormonal), tirada do YouTube. A foto, comentou Villegas em outro tweet, é “tão grotesca quanto falsa”.

O presidente venezuelano encontra-se hospitalizado há sete semanas em Cuba depois de ter sido operado por um câncer na zona pélvica. Não apareceu em público ou fez declarações desde então, alimentando especulações sobre seu estado de saúde.

Leia mais em AFP

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo