Mundo
Japão mobiliza caças por presença de aviões russos perto do arquipélago
As forças navais da Rússia e da China iniciaram nesta semana operações conjuntas no Mar do Japão


O Japão mobilizou caças em resposta à presença de aeronaves russas que sobrevoaram as imediações do arquipélago pela primeira vez em cinco anos, informou o Ministério da Defesa nipônico.
Um comunicado afirma que aviões Tu-142 do Exército da Rússia sobrevoaram o arquipélago na quinta-feira 12, da região sul de Okinawa até a ilha de Hokkaido, ao norte.
Os aviões não entraram no espaço aéreo japonês, mas sobrevoaram uma área em disputa entre Tóquio e Moscou, afirmou um funcionário do ministério à AFP na sexta-feira 13.
“Em resposta, mobilizamos em caráter de urgência aviões de combate das forças de defesa aérea”, afirma o comunicado.
A última vez que a aviação russa cercou o Japão foi em 2019, segundo a fonte ministerial, mas naquela ocasião com bombardeiros que entraram no espaço aéreo japonês.
Nesta semana, as forças navais da Rússia e da China iniciaram operações conjuntas no Mar do Japão, que vai deste arquipélago até a península coreana e a costa leste russa.
As manobras são parte de um exercício naval descrito pelo presidente russo, Vladimir Putin, como o mais importante do tipo em três décadas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

EUA e países europeus anunciam novas sanções ao Irã pelo envio de mísseis à Rússia
Por CartaCapital
Partido de Putin reivindica vitória nas eleições regionais russas
Por AFP
Rússia vai restringir meios de comunicação dos EUA em resposta a sanções contra RT
Por AFP