Mundo

Itamaraty confirma retorno do ativista Thiago Ávila ao Brasil

Ele estava em barco de ajuda humanitária que tentava chegar a Gaza e foi interceptado por Israel

Itamaraty confirma retorno do ativista Thiago Ávila ao Brasil
Itamaraty confirma retorno do ativista Thiago Ávila ao Brasil
Thiago Ávila, integrante brasileiro da 'Flotilha da Liberdade' – Foto: Reprodução/Instagram
Apoie Siga-nos no

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o ativista brasileiro Thiago Ávila, que integrava um grupo de ativistas detidos por Israel em um barco que tentava chegar a Gaza com ajuda humanitária, vai retornar ao Brasil.

Segundo o Itamaraty, Ávila chegou ainda na segunda-feira 9 ao aeroporto de Tel Aviv, segunda maior cidade de Israel, e de lá voaria de volta ao País. Funcionários da Embaixada do Brasil em Tel Aviv foram enviados ao aeroporto para garantir “tratamento digno” a Ávila.

Horas antes, o MRE tinha divulgado nota informando que acompanhava o caso de perto. “Ao recordar o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais, o Brasil insta o governo israelense a libertar os tripulantes detidos”, dizia o texto.

Ávila era um dos 12 ativistas a bordo do barco Madleen, do projeto Flotilha da Liberdade (FFC, na sigla em inglês), que tentava chegar a Gaza pelo Mar Mediterrâneo quando foi interceptado pelas Forças Armadas de Israel. A sueca Greta Thunberg também estava na embarcação.

Já na terça-feira 10 (pelo horário local), o governo israelense informou que todos os passageiros da embarcação tinham sido levados ao aeroporto para deportação, e ameaçou: “Quem se negar a assinar os documentos de deportação e sair de Israel será levado à autoridade judicial”.

A FFC se apresenta como um movimento internacional não violento de solidariedade aos palestinos. O barco zarpou da Itália no último dia 1º. Os voluntários informaram que levavam comida, fórmulas alimentares para bebês e medicamentos para civis em Gaza.

(Com informações da AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo