Mundo

Itália extradita ex-militar uruguaio por torturar e matar ativista na ditadura

Hermes Mario Tarigo Giordano era alvo de um mandado de prisão internacional desde 2019

Itália extradita ex-militar uruguaio por torturar e matar ativista na ditadura
Itália extradita ex-militar uruguaio por torturar e matar ativista na ditadura
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Hermes Mario Tarigo Giordano, alvo desde 2019 de um mandado de prisão internacional, foi entregue à polícia uruguaia na quarta-feira 5 no aeroporto Fiumicino, em Roma.

Ele foi identificado e preso em Capaccio Paestum, na região de Salerno, perto de Nápoles, em circunstâncias ainda não especificadas.

Foragido desde 2011, o ex-militar de 82 anos é acusado pela justiça uruguaia de ter causado a morte de Alter Gerardo Moises, militante do Partido Revolucionário dos Trabalhadores e do Movimento de Libertação Nacional, grupo armado de esquerda radical conhecido como “Tupamaros”.

Em agosto de 1973, dois meses após o golpe militar no Uruguai, Moises foi preso pelo Exército com outros dois militantes do MLN e transferido para o quartel-general do 1º Batalhão de Infantaria da Flórida, onde morreu sob tortura aos 27 anos.

Segundo sites de associações uruguaias que rastreiam integrantes da ditadura, Hermes Mario Tarigo Giordano era capitão à época, mas encerrou a carreira no posto de coronel.

Em 2011, o Parlamento uruguaio aprovou uma lei declarando imprescritíveis os crimes cometidos durante a ditadura, que vigorou de 1973 a 1985.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo