Mundo
Israel tomará o controle de todo território de Gaza, afirma Netanyahu
Exército intensificou os ataques no já devastado território palestino


Israel tomará “o controle” de toda a Faixa de Gaza, afirmou nesta segunda-feira 19 o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, após intensificar a ofensiva militar no devastado território palestino.
“Os combates são intensos e estamos progredindo. Tomaremos o controle de todo o território da Faixa”, declarou o chefe de Governo israelense em um vídeo divulgado em sua conta no Telegram.
“Não vamos ceder. Mas para ter sucesso, temos que agir de forma que não nos detenham”, acrescentou.
Netanyahu explicou ainda que seu país deve evitar uma fome em Gaza “por razões diplomáticas”, após o anúncio de uma retomada limitada da ajuda humanitária destinada ao território palestino sitiado e bombardeado.
“Não devemos deixar que a população caia na fome, nem por razões práticas, nem por razões diplomáticas”, declarou no mesmo vídeo.
Ele explicou que “os amigos” de Israel disseram que não tolerariam “imagens de fome em massa”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Novos bombardeios israelenses deixam pelo menos 33 mortos em Gaza
Por AFP
Israel intensifica ofensiva em Gaza apesar da crescente pressão internacional por cessar-fogo
Por AFP
Exército israelense anuncia início de nova operação em Gaza
Por AFP