Mundo

Israel recebe mais três corpos devolvidos pelo Hamas

A entrega dos restos mortais de reféns faz parte do acordo de cessar-fogo em Gaza; agora, faltam oito

Israel recebe mais três corpos devolvidos pelo Hamas
Israel recebe mais três corpos devolvidos pelo Hamas
Retratos de israelenses mantidos reféns pelo Hamas, desde 2023, na Faixa de Gaza. Foto: AHMAD GHARABLI / AFP
Apoie Siga-nos no

O exército israelense anunciou neste domingo 2 que o Hamas entregou à Cruz Vermelha, na Faixa de Gaza, caixões contendo os corpos de três reféns, como parte do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, que prevê trocas de corpos.

“Segundo as informações fornecidas pela Cruz Vermelha, três caixões com os corpos de pessoas sequestradas e falecidas foram transferidos sob sua custódia e estão a caminho das tropas de Tsahal na Faixa de Gaza”, informou um comunicado do exército israelense.

Mais cedo no domingo, o Hamas declarou a entrega no final do dia dos três corpos de reféns, recentemente encontrados na Faixa de Gaza. Mesmo enquanto o grupo armado palestino acusa Israel de ter violado novamente o frágil cessar-fogo em vigor no enclave.

Israel confirmou que recebeu da Cruz Vermelha os corpos de três reféns sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 e levados para Gaza, em comunicado emitido pelo gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

Os caixões dos reféns, entregues ao exército israelense e ao Shin Bet, o serviço de segurança interna, “serão transferidos para Israel, onde serão recebidos em uma cerimônia militar”, antes de serem encaminhados ao Instituto Nacional de Medicina Legal para identificação, detalha o comunicado.

Cessar-fogo em vigor desde 10 de outubro

Como parte do acordo de cessar-fogo, mediado pelos Estados Unidos, o Hamas aceitou entregar os corpos de 28 reféns falecidos que estavam detidos na Faixa de Gaza, em troca dos corpos de 360 combatentes palestinos mortos por Israel durante a guerra.

Os cadáveres de oito reféns ainda permanecem na Faixa de Gaza.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo