Mundo

Israel e Hamas chegam a acordo sobre primeira fase de cessar-fogo

Segundo os termos do plano, todos os reféns serão libertados e Israel retirará suas tropas até uma linha acordada

Israel e Hamas chegam a acordo sobre primeira fase de cessar-fogo
Israel e Hamas chegam a acordo sobre primeira fase de cessar-fogo
Palestinos caminham junto a escombros após mais um ataque israelense à cidade de Gaza – Foto: Omar Al-Qattaa/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira 8 que Israel e o Hamas aceitaram a primeira fase de seu plano de paz, após negociações no Egito para pôr fim à guerra em Gaza.

“Estou muito orgulhoso de anunciar que tanto Israel quanto o Hamas aprovaram a primeira fase do nosso plano de paz”, disse Trump em sua rede social Truth Social.

“Isso significa que todos os reféns serão libertados muito em breve, e Israel retirará suas tropas até uma linha acordada, como os primeiros passos rumo a uma paz forte, duradoura e eterna”, acrescentou.

Os mediadores nas negociações indiretas entre Israel e o Hamas, realizadas no Egito, anunciaram nesta quarta-feira (quinta-feira 9, na data local) na televisão egípcia que Israel e o Hamas chegaram a um acordo sobre a troca de reféns e prisioneiros, além da entrada de ajuda humanitária em Gaza.

A Al Qahera News, vinculada à inteligência estatal do Egito, informou que o entendimento “foi alcançado nesta noite em todos os termos e mecanismos para implementar a primeira fase do acordo de cessar-fogo em Gaza”.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, assegurou nesta quinta-feira que todos os reféns mantidos pelo Hamas em Gaza voltarão para casa, depois do anúncio de um acordo de cessar-fogo no território palestino. “Com a ajuda de Deus, levaremos eles todos [os reféns] para casa”, indicou o gabinete de Netanyahu em um breve comunicado.

O Hamas disse que “alcançou um acordo que prevê o fim da guerra em Gaza, a retirada da ocupação [Israel], a entrada de ajuda humanitária e a troca de prisioneiros”. Também pediu ao presidente americano, Donald Trump, que force Israel a implementar completamente o acordo e “não permita que possa evitar ou procrastinar a implementação do que foi acordado”.

O Catar, um dos mediadores nas negociações entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas, confirmou o acordo para a primeira fase do plano de paz do presidente americano para Gaza.

“Os mediadores anunciam que esta noite foi alcançado um acordo sobre todas as previsões e mecanismos de implementação da primeira fase do pacto de cessar-fogo em Gaza, que levará ao fim da guerra, à libertação dos reféns israelenses e dos prisioneiros palestinos, e a entrada de ajuda. Os detalhes serão anunciados posteriormente”, indicou na rede social X Majed al Ansari, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar.

(Com informações da AFP).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo