Mundo
Israel e Hamas chegam a acordo sobre primeira fase de cessar-fogo
Segundo os termos do plano, todos os reféns serão libertados e Israel retirará suas tropas até uma linha acordada
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira 8 que Israel e o Hamas aceitaram a primeira fase de seu plano de paz, após negociações no Egito para pôr fim à guerra em Gaza.
“Estou muito orgulhoso de anunciar que tanto Israel quanto o Hamas aprovaram a primeira fase do nosso plano de paz”, disse Trump em sua rede social Truth Social.
“Isso significa que todos os reféns serão libertados muito em breve, e Israel retirará suas tropas até uma linha acordada, como os primeiros passos rumo a uma paz forte, duradoura e eterna”, acrescentou.
Os mediadores nas negociações indiretas entre Israel e o Hamas, realizadas no Egito, anunciaram nesta quarta-feira (quinta-feira 9, na data local) na televisão egípcia que Israel e o Hamas chegaram a um acordo sobre a troca de reféns e prisioneiros, além da entrada de ajuda humanitária em Gaza.
A Al Qahera News, vinculada à inteligência estatal do Egito, informou que o entendimento “foi alcançado nesta noite em todos os termos e mecanismos para implementar a primeira fase do acordo de cessar-fogo em Gaza”.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, assegurou nesta quinta-feira que todos os reféns mantidos pelo Hamas em Gaza voltarão para casa, depois do anúncio de um acordo de cessar-fogo no território palestino. “Com a ajuda de Deus, levaremos eles todos [os reféns] para casa”, indicou o gabinete de Netanyahu em um breve comunicado.
O Hamas disse que “alcançou um acordo que prevê o fim da guerra em Gaza, a retirada da ocupação [Israel], a entrada de ajuda humanitária e a troca de prisioneiros”. Também pediu ao presidente americano, Donald Trump, que force Israel a implementar completamente o acordo e “não permita que possa evitar ou procrastinar a implementação do que foi acordado”.
O Catar, um dos mediadores nas negociações entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas, confirmou o acordo para a primeira fase do plano de paz do presidente americano para Gaza.
“Os mediadores anunciam que esta noite foi alcançado um acordo sobre todas as previsões e mecanismos de implementação da primeira fase do pacto de cessar-fogo em Gaza, que levará ao fim da guerra, à libertação dos reféns israelenses e dos prisioneiros palestinos, e a entrada de ajuda. Os detalhes serão anunciados posteriormente”, indicou na rede social X Majed al Ansari, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar.
(Com informações da AFP).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Israel intercepta nova flotilha que tentava entregar ajuda humanitária aos palestinos em Gaza
Por AFP
Hamas diz que ‘otimismo’ prevalece nas negociações com Israel sobre Gaza
Por AFP



