Mundo
Israel diz que guerra ao Irã inicia ‘fase decisiva’, diz ministro da Defesa
As declarações de Israel Katz foram dadas em mensagem televisionada
A guerra de Israel e dos Estados Unidos contra o Irã “está se intensificando e entrando em uma fase decisiva que durará o tempo que for necessário“, advertiu neste sábado (14) o ministro da Defesa israelense, Israel Katz. “Entramos na fase decisiva do conflito, entre as tentativas do regime [iraniano] de sobreviver enquanto inflige um sofrimento cada vez maior ao povo iraniano“, acrescentou Katz em uma mensagem televisionada.
“Apenas o povo iraniano pode pôr fim a isso mediante uma luta decidida, até que o regime (…) seja derrubado e o Irã seja salvo”, reiterou, insistindo para que os iranianos se levantem, um apelo que Israel faz constantemente.
O ministro também “parabenizou” o presidente americano Donald Trump “pelo duro golpe que o Exército dos Estados Unidos desferiu ontem [sexta-feira] à noite contra a ilha petrolífera iraniana” de Khark, bombardeada pela aviação americana. “É a resposta adequada aos campos minados no Estreito de Ormuz e às tentativas de chantagem do regime terrorista iraniano”, avaliou Katz.
“A Força Aérea israelense também está realizando uma onda de potentes ataques contra Teerã e todo o Irã”, ressaltou, acusando o país de se dedicar “ao terrorismo regional e mundial, assim como à chantagem para dissuadir Israel e os Estados Unidos de prosseguirem com sua campanha”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



