Mundo

Israel alerta para possível infiltração a partir do Líbano e manda cidadãos buscarem abrigo

Sirenes soam em Ma’alot Tarshiha, a cerca de oito quilômetros da fronteira entre os dois países, nesta quarta-feira 11

Tanques israelenses posicionados perto da fronteira com o Líbano, em 11 de outubro de 2023. Foto: Jalaa Marey/AFP
Apoie Siga-nos no

Autoridades de Israel determinaram nesta quarta-feira 11 que moradores do norte do país buscassem abrigos imediatamente, diante de uma possível infiltração de inimigos perto da fronteira com o Líbano. Segundo as Forças de Defesa, havia um alerta sobre “suspeita de infiltração a partir do Líbano” no espaço aéreo israelense.

Pouco depois, porém, o porta-voz do Exército de Israel, Daniel Hagari, disse não haver registro de incidentes no norte.

“Não há lançamentos neste momento do Líbano. Não há alertas”, afirmou Hagari em declaração transmitida pela televisão. “Foi um erro que estamos investigando. Vamos verificar se é uma falha técnica ou um erro humano.”

Por volta das 13h de Brasília, o jornal Times of Israel publicou uma informação sobre um “alerta de suspeita de infiltração terrorista” a soar em Ma’alot Tarshiha, a cerca de oito quilômetros da fronteira com o Líbano.

O jornal divulgou um mapa a mostrar todo o norte de Israel sob alerta para buscar abrigos:

A nova etapa do histórico conflito entre o Estado de Israel e o Hamas tem nesta quarta-feira seu quinto dia, após militantes do grupo palestino deflagrarem uma operação aérea, terrestre e marítima sem precedentes contra o território israelense, no último sábado 7.

O balanço mais recente calcula em cerca de de 2,3 mil as mortes desde sábado. Há aproximadamente 1,2 mil mortos no lado israelense e 1,1 mil entre os palestinos.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo