Mundo

Israel aguardará mais 24 horas por resposta do Hamas à proposta de trégua

Prazo para concluir a negociação termina nesta quarta-feira

Foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP
Apoie Siga-nos no

Israel aguardará até a “noite de quarta-feira” por uma resposta do Hamas à proposta de trégua que está sendo negociada no Cairo, antes de decidir se envia uma delegação ao Egito, afirmou uma fonte do governo à AFP.

“Israel decidiu não enviar uma delegação ao Cairo imediatamente e tomará uma decisão quando o Hamas apresentar sua resposta”, afirmou a fonte, que pediu anonimato. “Vamos aguardar até a noite de quarta-feira e, depois, decidiremos”, acrescentou.

Proposta

A proposta na mesa, em linhas gerais, conta com quatro eixos principais, conforme revelou mais cedo a RFI. São eles:

1) a permissão para que milhares de palestinos retornem para o norte de Gaza, território já amplamente sob controle do Exército israelense;

2) a possibilidade de retirada das tropas de Israel do Corredor Netzarim, uma via de cerca de oito quilômetros construída e controlada pelo Exército que se estende da fronteira do território palestino na altura do Kibutz Be’eri, em Israel, até o litoral de Gaza;

3) a libertação de 33 reféns israelenses que se enquadram na chamada categoria humanitária: mulheres, crianças, homens acima dos 50 anos de idade e doentes;

4) e a mais relevante para o contexto da guerra, a possibilidade de que Israel avalie encerrar a campanha militar no território palestino, caso o Hamas aceite libertar todos os reféns sequestrados pelo grupo.

No final de semana, um dirigente do Hamas avaliou positivamente a proposta. ‘Não há grandes problemas’, disse ao comentar as negociações.

(Com informações de AFP e RFI)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo