Mundo
Internado em Roma, papa Francisco perderá início das celebrações da quaresma
Último boletim do Vaticano sobre a saúde do pontífice informa que ele ‘dormiu bem’


Internado há 20 dias em Roma, o papa Francisco passou bem a última noite de terça para quarta-feira (dias 4 e 5), mas seguirá internado e perderá o início da quaresma, um dos períodos do ano mais importantes para o catolicismo.
Segundo a comunicação oficial do Vaticano, o pontífice argentino passou a noite dormindo sem febre e sem demonstrar insuficiência respiratória. Ele está lúcido e “colaborativo com as terapias”.
Ainda na terça-feira 4, a equipe de imprensa do Vaticano informou que Francisco segue com condições clínicas estáveis, com ventilação mecânica não invasiva. O quadro clínico segue estável, “mas a situação geral permanece complexa”.
Aos 88 anos, o pontífice foi internado em um hospital de Roma no último dia 14 de fevereiro, com um quadro de bronquite que evoluiu para pneumonia dupla.
Desde a chegada ao hospital, as condições de saúde do líder católico têm oscilado, com alguns episódios que aumentaram a preocupação. Na segunda-feira 3, por exemplo, o Vaticano informou que ele passou por dois episódios de insuficiência respiratória aguda.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Estado de saúde do papa Francisco se mantém ‘estável’, sem novas crises, diz Vaticano
Por CartaCapital
Papa Francisco sofre dois episódios de insuficiência respiratória aguda, informa o Vaticano
Por CartaCapital