Mundo
Inflação na zona do euro recua para 2,2% em março
A leve redução da inflação foi registrada em um cenário marcado por incertezas diante do anúncio das tarifas recíprocas de Trump


A inflação da zona do euro prosseguiu com a tendência de retração em março e foi calculada em 2,2%, segundo a estimativa da agência europeia de estatísticas Eurostat divulgada nesta terça-feira 1º.
Em fevereiro, a Eurostat anunciou o índice de inflação de 2,3%. O resultado de 2,2% a 12 meses registrado em março aproxima o nível da meta de 2% definida pelo Banco Central Europeu (BCE).
A inflação da zona do euro alcançou em setembro do ano passado o nível de 1,7%, o menor resultado em três anos, mas a partir de então retornou para o patamar acima de 2%.
Segundo a Eurostat, em março a inflação subjacente – que exclui dos cálculos as variações da energia e dos alimentos – foi medida em 2,4%, contra 2,6% registrado em fevereiro.
Como nos meses recentes, o setor de serviços foi o que registrou a alta mais expressiva, 3,4%, embora em desaceleração na comparação com fevereiro, quando foi de 3,7%.
A leve redução da inflação foi registrada em um cenário marcado pelas enormes incertezas geradas pelo anúncio do governo dos Estados Unidos de aplicar tarifas recíprocas generalizadas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.